Celebração do Dia de Cooperar 2020 uniu cooperativas e sociedade em torno da solidariedade

jul 9, 2020


Sistema Ocemg promoveu, no dia 4 de julho, programação especial, em parceria com a rádio 98FM e o Sistema OCB

O voluntariado cooperativista foi celebrado em todo o país no dia 4 de julho. Cooperativas e Unidades Estaduais promoveram eventos online e apresentaram exemplos de ações de responsabilidade social em comemoração ao Dia de Cooperar (Dia C). Este ano, o movimento teve como objetivo principal a realização de projetos para mitigar os impactos da pandemia do novo coronavírus.

Em Minas Gerais, o Sistema Ocemg colocou no ar, no seu canal no YouTube e nas multiplataformas da rádio 98FM, mais de 10 horas de programação sobre cooperativismo e solidariedade. Começando pela 9ª Corrida da Cooperação, em formato de live, culminando com um show da banda mineira Skank, que fechou com chave de ouro a programação o evento.

Ate o momento, foram registradas 245.832 visualizações do show no Youtube, realizado através da parceria do Sistema Ocemg com o Sistema OCB, Unimed-BH e as Centrais do Sicoob em Minas, que juntos celebraram em grande estilo o Dia C 2020.

Além da Corrida, a programação especial do Dia de Cooperar transmitida nas multiplataformas da 98FM contou com várias entrevistas. O público teve a oportunidade de conhecer diversos produtos produzidos pelas cooperativas mineiras, além de ações solidárias realizadas pela mobilização cooperativista.

O Sistema Ocemg disponibilizou, durante toda a transmissão, um código para o público fazer doações que serão revertidas em cestas básicas para entidades sociais de Belo Horizonte e Região. Foram arrecadados mais de R$ 13 mil, que serão destinados para Central Única das Favelas (Cufa-MG), Associação Mineira de Reabilitação (AMR), Associação Unificada de Recuperação de Apoio (Casa Aura), Cidade Ozanam Obra Unida da Sociedade São Vicente de Paula – Creche Odete Valadares e Asilo Nossa Senhora da Piedade (Lar da Vovó).

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou o movimento e a capacidade econômica e social do setor. “As cooperativas estão no mercado fazendo negócios e, do sucesso obtido, uma parte é aplicada no social, este é o Dia de Cooperar. Essa iniciativa engloba um grande número de projetos de escolha das cooperativas, desde que o foco seja compatível com os objetivos do cooperativismo, que visa em primeiro lugar o ser humano”.

Números

Ao longo da programação, foram contadas histórias de como o Dia C transforma a realidade dos municípios e a vida de milhares de pessoas. Até o momento, 233 projetos do Dia C vêm sendo realizados em 113 municípios no Estado, por meio de ações como a doação de respiradores, Equipamentos de Proteção Individual, álcool em gel, máscaras, entre outras.

As cooperativas mineiras e de todo o país mobilizaram-se em projetos e ações de atenção ao próximo, foco principal do Dia C. Em Minas Gerais, foi registrada a participação de 257 cooperativas e, no Brasil, até o momento, 1.895 iniciativas foram inscritas no Dia C, das quais 1.517 estão ligadas ao combate dos impactos gerados pela pandemia.

Este ano, o cooperativismo mineiro já doou mais de R$ 12 milhões para iniciativas que ajudam a minimizar os efeitos da Covid-19. Em todo o país, 141.058 pessoas foram beneficiadas com as iniciativas do Dia C 2020, sendo que 136.551 brasileiros foram alvo de iniciativas diretamente ligadas ao combate aos efeitos da pandemia. A previsão é que mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas pelo Dia C.

9ª Corrida da Cooperação

A Corrida da Cooperação – Em casa foi transmitida pelo canal do Youtube do Sistema Ocemg e contou com alongamento, largada e provas de 20, 30, 40, 50 minutos e uma hora. Os participantes interagiram por meio de mensagens, fotos e vídeos, que foram replicados no telão durante o evento on-line. Foram contabilizadas 2.441 visualizações da transmissão até o momento.

Atletas de Belo Horizonte, cidades do interior e de outros estados participaramda live, que contou também com representantes de cooperativas de crédito que adquiriram inscrições, como Sicoob Credicom, Sicoob Credjus, Sicoob Coopjus, Sicoob Credioeste, e as integrantes do Circuito Sicoob de Corrida de Rua: Sicoob Coopermec, Sicoob Arcomcred e Sicoob Divicred.

Outra novidade da edição de 2020 da Corrida da Cooperação foi a entrega dos kits de participação, com camisa e medalha, realizada por meio da parceria do Sistema Ocemg com a Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop/MG). Além de evitar o trânsito de pessoas na cidade,a iniciativabeneficiou os taxistas cooperados, que tiveram seu faturamento afetado devido ao isolamento social.

Live do Skank

Mensagens positivas e um repertório com histórias e sucessos de 30 anos de carreira fecharam a celebração do Dia de Cooperar 2020, em uma live especial da banda mineira Skank.Em duas horas de show, Samuel Rosa (guitarra e voz), Lelo Zanetti (baixo), Henrique Portugal (teclados) e Haroldo Ferretti (bateria) tocaramcanções que marcaram a trajetória do grupo.Cerca de 30 mil pessoas assistiram à apresentação musical simultaneamente e, até o momento, a live já conta com mais 245 mil visualizações. 

Buteco 98 – Especial do Dia C

O Buteco 98 Especial para o Dia de Cooperar deixou os ouvintes com água na boca e curiosos para degustarem os produtos das cooperativas mineiras. Durante a programação, os apresentadores conversaram, mostraram e degustaram cafés, queijos, sucos, embutidos, produtos lácteos, doces, mel, licores e geleias produzidos no Estado por milhares de famílias que fazem parte do cooperativismo mineiro.

O programa, transmitido nas multiplataformas da rádio, contou com a participação de alguns convidados que falaram sobre a produção, histórico de atividades, linhas de produtos e o trabalho desenvolvimento pelas cooperativas.Foram apresentados e ficaram expostos os produtos da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig),Dedo de Gente, Cooxupé, Minasul, Coopfam, Aurora, Cemil, Conap, Coopatos, Coopervass e Coopadap. Os convidados e apresentadores comentaram sobre a qualidade dos produtos, opções de receitas e compartilharam os comentários dos internautas que saudaram a iniciativa e diversidade de produtos.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat