fbpx

14a CineBH começa nesta quinta com performance audiovisual, debate e transmissão ao vivo da encenação “12 pessoas com raiva”, de Juracy de Oliveira

out 29, 2020


CineBH e Brasil CineMundi acontecem em ambiente digital no site www.cinebh.com.br; exibe uma seleção de 54 filmes de 12 países, promove 20 debates e rodas de conversa, promove mais de 200 encontros de coprodução e inaugura a programação com debate sobre a temática desta edição “Arte Viva: Redes em Expansão”

Nesta quinta-feira, dia 29/10, começa a 14a edição da CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte e o 11o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, com programação gratuita e realizada em ambiente virtual. Até o dia 2/11, segunda, serão cinco dias de intensas atividades: 54 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, (14 longas, 4 médias e 35 curtas), 20 debates, painéis e rodas de conversa, 3 masterclasses internacionais, 3 laboratórios de roteiro, 1 oficina, 1 estudo de caso e mais de 200 encontros de coprodução. Informações, inscrições, links e acessos já podem ser feitos no site www.cinebh.com.br, local de realização do evento.

A noite de abertura dará o tom da 14a CineBH, com a apresentação do eixo temático em 2020, “Arte Viva: Redes em Expansão”. Com direção, roteiro, montagem, edição e finalização de Chico de Paula e criação conjunta com Raquel Hallak, coordenadora geral da mostra, uma performance audiovisual transmitida ao vivo mostrará as questões levantadas pela curadoria para serem debatidas durante o evento. A própria forma de pensar a performance encontrou eco na temática, num período em que a pandemia fez fecharem espaços de convívio.

“O momento é o de materializar as aberturas num contexto completamente digital. Se antes elas eram fortemente marcadas pela presença e proximidade entre os artistas e público, compartilhando um mesmo espaço, agora elas pretendem manter presentes a inquietação e a perturbação, aspectos tão naturais das artes vivas”, aponta Chico de Paula. “O espaço se amplia, se torna mais diverso, complexo, e também difuso. Precisamos abandonar o conforto e adensar essa linguagem, tão essencial em nosso tempo”.

A performance terá participações especiais de Josy Anne (atriz, cantora, compositora e tamborzeira), Nath Rodrigues (cantora, compositora e instrumentista), Ricardo Aleixo (poeta) e Marcelo Dai (cantor e multi-instrumentista). A trilha sonora é do Barulhista.

Além de falar da temática, a abertura conta com a participação do destaque desse ano: o Pandêmica Coletivo Temporário de Criação. Iniciativa de uma rede de artistas espalhada por todas as regiões brasileiras, o Pandêmica se tornou exemplo de como as artes presenciais se adaptaram com potência ao fechamento dos espaços de convivência e como adotaram a linguagem do audiovisual em seus trabalhos. O público poderá conhecer mais sobre o Pandêmica nas duas atividades da noite logo após a performance de abertura.

A primeira será o debate inaugural da Mostra, às 20 horas, intitulado justamente “Arte viva: Redes em expansão”, que vai reunir Juracy de Oliveira, diretor e criador do Pandêmica; Grace Passô, dramaturga e diretora; Germano Melo, ator e diretor; e Luciana Romagnolli, crítica e pesquisadora. A conversa vai tratar de obras criadas durante a pandemia e as implicações deste momento histórico sobre a cultura do teatro e do audiovisual.

Em seguida, será transmitida, ao vivo, às 21h30, a encenação de “12 Pessoas com Raiva”, dirigida por Juracy de Oliveira e que adapta o clássico texto “12 Angry Men”, de Reginald Rose. A peça original já foi adaptada para cinema e televisão e ganha aqui uma versão genuinamente brasileira, que imagina um júri formado durante a pandemia e deliberando, pela plataforma Zoom, o destino de um suposto criminoso. As contradições, opressões e injustiças do país afloram durante esse verdadeiro thriller, que reconfigura as possibilidades de uma apresentação ao vivo valendo-se de tecnologias contemporâneas e linguagem audiovisual.

Ainda na primeira noite da CineBH, o público poderá assistir, em pré-estreia mundial, o filme “Coisas Úteis e Agradáveis”, dirigido por Germano Melo e Ricardo Alves Jr, em inspiração e adaptação livres a partir do conto “As Cartas de Amabed”, de Voltaire. Inicialmente pensada como teatro, a encenação é vertida para o cinema com todos os elementos que caracterizam especialmente a obra de Ricardo, tendo o corpo e a voz de Germano com catalisadores dos efeitos dramáticos.

Para saber detalhes sobre os filmes da mostra e as atividades do Brasil CineMundi, além de outros debates e encontros que vão discutir o presente e também o futuro do audiovisual no país, leia mais aqui.

***

O EVENTO EM NÚMEROS

15 PAÍSES MARCAM PRESENÇA NO EVENTO

Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Itália, México, Portugal, Suíça e Uruguai

ABERTURA OFICIAL

5 DIAS DE EVENTO

54 FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE 12 PAÍSES

MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

MOSTRINHA DE CINEMA

SESSÕES CINE-ESCOLA

62 PROFISSIONAIS NO CENTRO DE 20 DEBATES, PAINÉIS, RODAS DE CONVERSA E ESTUDO DE CASO

3 MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

4 LABORATÓRIOS DE ROTEIRO E OFICINA

11º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO

30 CONVIDADOS INTERNACIONAIS DE 15 PAÍSES NO CENTRO DOS ENCONTROS DE COPRODUÇÃO

CONSULTORIAS, AÇÕES DE COOPERAÇÃO, INTERCÂMBIO E PREMIAÇÃO

EXPOSIÇÃO “CINEBH NO TEMPO”

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS AO VIVO

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

***

Link para fotos

Meu nome é Bagda

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo ProduçãoNo Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi/ cinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

29 de outubro a 2 de novembro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

PATROCÍNIO: CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS

PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA

PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE

COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)

APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL

***

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção | (31) 3282.2366/ 9 9534.6310 – Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br

ETC Comunicação – (31) 98454.7928 / 99742.7874 – Luciana d’Anunciação |luciana@etccomunicacao.com.br/ Jihan Kazzaz – jihan@etccomunicacao.com.br / Pollyanna Alcântara | assessoria@etccomunicacao.com.br



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat