fbpx

Segurança e acolhimento: confira como será o funcionamento das necrópoles no período de Finados

out 29, 2020


Parque da Colina e Belo Vale montam estrutura de segurança sanitária para quem quiser visitar os cemitérios

No próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, cemitérios em Belo Horizonte e região metropolitana oferecem acolhimento especial para as famílias que irão homenagear seus entes queridos. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, para evitar aglomerações, as tradicionais programações com celebrações religiosas nas necrópoles estarão suspensas. Contudo, os cemitérios Parque da Colina (Rua Santarém, 50, Nova Cintra, Belo Horizonte) e Belo Vale (Avenida Adair de Souza, 20, Belo Vale, Santa Luzia) estarão abertos, de sexta (30/10) a segunda-feira (2/11), de 7h às 17h, com barreiras sanitárias na entrada dos cemitérios e pontos de apoio espalhados para orientação aos visitantes.

A fim de manter a segurança e o bem-estar de todos, diante da pandemia do novo coronavírus, o acesso dos visitantes que quiserem ir até os espaços só poderá ser feito com uso de máscara. Na entrada dos cemitérios e crematórios, haverá também medição de temperatura, além da disponibilização de álcool em gel, seguindo as orientações das autoridades sanitárias. “Pensamos em como o cuidado com a vida é importante e, neste sentido, nossas estruturas serão para disponibilizar segurança e bom nível de informação. A estrutura será descentralizada, pulverizada pelas quadras, evitando aglomerações e com barreira sanitária”, detalha Roberto Toledo, diretor de Necrópoles e Sustentabilidade do Grupo Zelo.

O diretor reforça a importância de as necrópoles serem ambiente de acolhimento e memória, especialmente neste momento. “As necrópoles guardam a história do seu povo. Nenhum fato relevante da história aconteceu sem a presença daqueles que um dia partiram. Manter viva a história das pessoas é um meio de assegurar a sua importância, mesmo após a partida e, ao mesmo tempo, fortalecer a nossa história”, analisa Roberto.

Parque da Colina completa 50 anos, em Belo Horizonte

O dia que antecede o Dia de Finados, 1º de Novembro de 2020, marca os 50 anos de inauguração do Parque da Colina. Em 1970, chegava a Belo Horizonte a primeira necrópole privada da cidade, com conceitos modernos de prestação de serviços ligados a sepultamentos e que se tornou conhecida pelo aspecto de parque, com a construção de jazigos no subsolo e uso de lápides indicativas de sepultamento, muito diferente dos antigos cemitérios em formato de mausoléu, tomados por túmulos construídos acima do solo, que criam um ambiente fúnebre e pouco acolhedor.

De acordo com Roberto Toledo, diretor de Necrópoles e Sustentabilidade do Grupo Zelo, à época, o modelo parque era notável nos Estados Unidos, influenciando, na capital mineira, a implantação do espaço com 282.000 m². A importância do espaço se dá também por ser um dos precursores na pauta sustentável. “O Parque da Colina foi um dos primeiros cemitérios tradicionais do país a se preocupar com o meio ambiente, buscando licenciar-se. É o único da capital que possui licenciamento ambiental. Além disso, acompanhamos os anseios da sociedade no momento do luto, para que nos momentos em que recebemos as famílias, o protagonismo seja a reverência a quem partiu, por meio de uma prestação de serviço de altíssimo nível e discreta”, ressalta Toledo.Ao longo dos cinquenta anos, famílias de aproximadamente 120.000 pessoas foram atendidas.

Em 2012, outro passo importante marcou a história e as características do Parque da Colina, quando entrou em funcionamento o Crematório Parque da Colina, o primeiro instalado na cidade de Belo Horizonte, tendo sido construído com a utilização dos mais modernos e tecnológicos equipamentos existentes no mundo, propiciando a qualquer interessado, mesmo sem jazigo na Necrópole, optar pela cremação de um ente querido.

Mais informações sobre o Parque da Colina podem ser vistas pelo endereço https://cemiterioparquedacolina.com.br/belo-horizonte/.

Serviço: Finados 2020

Data: De 30/10 a 2/11

Horário de funcionamento:7h às 17h

Cemitério e Parque Crematório Parque da Colina: Rua Santarém, 50, Nova Cintra. Belo Horizonte (MG).

Cemitério e Parque Crematório Belo Vale: Avenida Adair de Souza, 20, Belo Vale. Santa Luzia (MG).

Cemitério e Crematório de Pequenos Animais Bosque das Águas Claras: Rua Seis de Outubro, 1720, São Sebastião das Águas Claras (Macacos). Nova Lima (MG).

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO

(31) 99120-5295

Leilane Stauffer – leilane@etccomunicacao.com.br

Jihan Kazzaz – jihan@etccomunicacao.com.br



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat