É fato: o ambiente digital facilita o marketing para todo tipo de negócio. Mas a sua empresa planeja o marketing para expor um produto ou um serviço?
Nem todo negócio aposta na importância do planejamento estratégico para alcançar seus objetivos. O grande volume de conteúdo e imediatismo da internet pode provocar uma ilusória ânsia por “embarcar” nas tags e virais do momento.
Aproveitando ou não o tema da moda, planejar sua estratégia de marketing é a melhor maneira de colher resultados sólidos. Estabelecer uma previsão a longo prazo e traçar opções e variáveis de acordo com os retornos obtidos ajuda não só a obter o melhor do que você oferece, como também conhecer o público e o mercado.
Para começar, é necessária uma análise – dividida em três: uma análise do mercado (macro), outra do segmento e a última do ambiente interno (micro).
SWOT, 4Ps e Personas
É preciso também avaliar os principais pontos, positivos e negativos, do produto ou serviço que sua marca oferece, na conhecida tabela SWOT: Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Identificadas essas questões, precisamos elaborar a estratégia baseada nos 4Ps do marketing – produto, preço, praça e promoção. Esses pilares também norteiam a criação das personas, espécie de “público-alvo”, ricamente detalhados, a partir dos quais construiremos as principais metas do planejamento.
Agora temos material consistente para delinear: objetivos, ações e cronograma. Mas atenção, olhar ao seu redor também é importante.
Análise de concorrentes
Analisar a concorrência é um passo importante para desenvolver suas estratégias de comunicação. A economia de tempo é considerável – ao invés de testar você mesmo e enxergar na prática a eficácia de ferramentas e recursos de marketing, observando a concorrência você poderá iniciar suas ações já possuindo conhecimento do mercado.
O que você precisa analisar da concorrência?
Acessar o tráfego de outra marca do mesmo segmento que o seu, os dados, as origens (orgânico, pago, etc.), a geografia desse tráfego, palavras-chave segmentadas, qualidade de SEO, dados de backlink, marketing PPC, email marketing e muito mais.
Por um outro lado, é interessante perceber áreas que não estão sendo segmentadas pelos concorrentes. É aí que são identificados novos nichos e oportunidades!
Estão disponíveis no mercado diversas ferramentas de análise de concorrência. Mas, não basta operar aplicativos e softwares. Interpretar os números gerados e, a partir deles, estipular os próximos passos é uma competência de especialistas no assunto. A orientação de profissionais de marketing e comunicação será fundamental nesse estágio, permitindo a formulação de novas estratégias frente ao reconhecimento de lacunas e sinais expostos no mercado.
Não deixe de contar com especialistas que saibam avaliar os dados obtidos e utilizá-los da melhor forma em prol da elaboração de uma estratégia eficaz para a sua comunicação.
A ETC ajuda seu negócio a implantar o planejamento estratégico perfeito para alcançar seu público. Venha conversar com a gente!