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O assessor de imprensa pode ajudar no sucesso da sua marca

set 19, 2018


Você já parou para se perguntar o que um assessor de imprensa faz? Aqui no nosso blog, nós já explicamos os benefícios da assessoria de imprensa para o seu negócio. Mas, para que seu plano de comunicação saia conforme o esperado, ter um profissional especializado no comando faz toda a diferença. E tanto melhor se ele fizer parte de uma equipe de assessores de imprensa, em uma agência especializada como a ETC Comunicação Empresarial.

O assessor de imprensa pode ser um profissional de comunicação social com habilitação em jornalismo ou relações públicas. Porém, ter uma múltipla formação e contato com diversas áreas é um diferencial importante. Isso, porque o assessor deve entender um pouco da área de cada cliente que atender.

É este profissional, engajado nas atualidades, com formação superior, experiências em diversas áreas e com bom relacionamento com a imprensa que irá ajudar o negócio estar na capa dos melhores jornais.

Tenha ao seu lado um assessor de imprensa

Quais as responsabilidades do assessor de imprensa?

O segredo do sucesso de qualquer empreendimento é ser visto. Para isso, o assessor é a pessoa que constrói a ponte de aproximação da sua empresa com a mídia e, consequentemente, alcança o seu público-alvo.

O objetivo do trabalho de um assessor de imprensa é alinhar os interesses da empresa com os interesses do público alvo. Assim, haverá mais engajamento daqueles que se interessam com as causas que sua empresa apoia, os eventos que você promove, e tudo o que acontece com o seu negócio.

As principais funções do assessor

  1. A primeira função e a mais importante é entender bem o cliente. Um bom assessor de imprensa vai a fundo no histórico da empresa, busca os pontos fortes e fracos e analisa os concorrentes de mercado.
  2. Após essa grande pesquisa, é possível encontrar o potencial noticioso. O papel de uma boa equipe de assessoria de imprensa é sempre saber o que pode gerar interesse da mídia.
  3. Feito isso, é preciso descobrir quais os veículos de comunicação teriam interesse de publicar e divulgar o seu negócio. Para isso, um bom assessor tem sempre o mailing atualizado e completo com a lista de e-mails dos jornalistas de cada área.
  4. Com o assunto de interesse em mãos, junto com os contatos necessários, é hora de montar o plano de comunicação. Como cada cliente é diferente, o plano deve ser estrategicamente pensado para ele.

As principais estratégias para o plano de assessoria de imprensa

  1. Produzir um press-release é uma das principais estratégias da assessoria de imprensa. Consiste em elaborar um documento com todas as informações para os jornalistas. É muito comum que seja feito em formato de matéria jornalística antes do produto ou evento acontecer.
  2. Após o press-release ser enviado para os jornais e revistas, a próxima estratégia do assessor é fazer o follow-up. É o momento de confirmar se os jornalistas receberam a pauta e vender o peixe para que a matéria seja produzida e publicada.
  3. Fazer o mídia training também faz parte do plano de comunicação. Através desse treinamento, é possível orientar o seu assessorado. Mostrar para ele como se portar frente à jornalistas e falar em público.
  4. Além de acompanhar em entrevistas, o assessor de imprensa é responsável por prepararam o paper. Este documento contém as informações importantes sobre o assunto e o posicionamento a empresa para situar as respostas do entrevistado.
  5. O clipping é outro momento importante dentro das estratégias de comunicação. Nele o assessor de imprensa reúne todas as matérias publicadas sobre o assessorado. Com isso, é possível medir o alcance na mídia e analisar os resultados.

Por trás de tudo isso, o assessor de imprensa também trabalha em conjunto com o plano de mídias sociais. As estratégias de comunicação da empresa como um todo devem conversar entre si. Pouco adianta uma matéria na capa de um grande jornal, se a reputação e o engajamento na internet dos clientes estão fracos ou até mesmo negativos.

As ações off-line e on-line devem, em conjunto, construir uma boa imagem do assessorado. Ter uma equipe de comunicação com profissionais especialistas na área é o caminho para uma estratégia de comunicação de sucesso. Monte seu plano de comunicação com quem é referência no mercado. Conheça melhor o trabalho da ETC Comunicação clicando aqui.



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