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Comunicação corporativa: você está fazendo isso certo?

set 9, 2020


Sua empresa integra a comunicação interna com a externa? Se sim, parabéns: você está colocando em prática um ponto estratégico da comunicação corporativa. Esse alinhamento constrói três pilares do trabalho:

  • Reputação. 
  • Credibilidade.
  • Fidelização do cliente.

Com a comunicação corporativa, é possível desenvolver atividades que coordenam a imagem da empresa tanto para o público externo quanto para os funcionários. Mas para que o planejamento seja efetivo, é preciso ter atenção redobrada em alguma ações. Veja abaixo algumas dicas para ser bem-sucedido no seu plano de comunicação corporativa:

1. Defina normas de conduta

Os valores da empresa devem estar alinhados entre todos os colaboradores. Nesse quesito, a atenção para a humanização das relações de trabalho é cada vez maior. 

É importante lembrar que, independentemente da sua área de atuação, a sua comunicação corporativa sempre envolverá pessoas: seus funcionários e clientes. Estabeleça normas de conduta para ter um atendimento padronizado e assertivo.

2. Equipe unida jamais será vencida!

Compartilhe um cronograma de ações com os funcionários. Promova: 

  • Reuniões periódicas. 
  • Interações entre as equipes. 
  • Treinamentos, workshops e atualizações sobre os serviços da empresa e habilidades correlatas.

Uma comunicação corporativa efetiva se estabelece quando todos estão por dentro dos acontecimentos. Os clientes percebem quando uma empresa está alinhada ou não. Alcançar essa unidade consciente levará a maior organização. A confiança de todos reflete em melhores desempenhos e grandes resultados. 

3. Estabeleça identidade

Aumentar sua presença no mercado significa ser lembrado. Para isso, é fundamental: 

  • Construir uma identidade visual e uma linguagem padrão que destaquem sua marca entre os concorrentes.
  • Encontre uma maneira de se comunicar, que só sua empresa é capaz de ter. 
  • Dirija-se de forma específica com cada público: o interno e o externo. São audiências diferentes, com demandas próprias. Por isso, as estratégias, formatos e plataformas utilizadas também devem ser particular de cada uma. 

4. Tenha um bom plano de gestão de crise

Algumas crises poderiam ser sido evitadas, outras fogem ao nosso controle. Em momentos de tensão e problemas incontroláveis aquelas que conseguem se sobressair são aquelas que se antecipam, montando um planejamento de crise.  

É essencial que sua equipe esteja preparada para lidar e guiar situações imprevisíveis. 

Estabeleça um plano de contingências que deve ser acionado para minimizar quaisquer impactos que uma crise possa gerar na imagem da marca. 

A comunicação corporativa eficiente consegue não apenas superar crises, mas fortalecer a equipe ainda mais com o aprendizado!

5. Valorize seus funcionários

Esse é um ponto crucial para uma boa comunicação corporativa. Empregado satisfeito abraça a causa e naturalmente transparece credibilidade para o público externo.

Lembre-se: os seus funcionários são a cara da empresa. A primeira impressão do cliente é no atendimento. 

Realize: 

  • Programas de benefícios.
  • Alcance de metas.
  • Premiações.
  • Comemoração de conquistas.
  • Eventos de interação em datas festivas.
  • Viu como pequenos detalhes podem fazer a diferença?

A ETC Comunicação é uma agência especializada em comunicação corporativa. Traçamos prognósticos e estabelecemos ações customizadas para o seu negócio. Ajudamos você montar e executar um planejamento estratégico efetivo. Saiba como. Entre em contato!



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