A ETC Comunicação Empresarial oferece cursos de Media Training (capacitação e treinamento de fontes e porta-vozes) para a assessoria de imprensa, trabalhando de forma personalizada cada cliente. Para isso, desenvolve e aplica Position Papers e Q&A – Questions and Answers, treinando fontes e porta-vozes no melhor atendimento às demandas de jornalistas de todos os segmentos.
Alguns tópicos apresentados em nosso Media Training:
-
Diferença entre espaço publicitário e espaço editorial.
-
Por que e para que manter contato com a imprensa:
-
Alguns critérios para manter um bom relacionamento com a imprensa: disponibilidade, receptividade etc.
-
Pelo que a imprensa se interessa?
-
O que é uma pauta? Quais características da notícia são interessantes? Avaliar critérios de abrangência, curiosidade, novidade etc. do conteúdo em questão.
-
Alertas: a falta de controle sobre o que é publicado.
-
Atividades da Assessoria de Imprensa:
-
O que a Assessoria de Imprensa faz: network, pesquisa, produção etc.
-
Tipos de materiais produzidos pela Assessoria de Imprensa: press releases, notas, comunicados, avisos de pauta etc.
-
Sobre a crise nas redações: a importância de ter conteúdo de qualidade e facilitar ao máximo a vida do jornalista da redação (sempre indicar personagens, enviar fotos e materiais multimídia sempre que possível etc.).
-
Resultados esperados com o trabalho de Assessoria de Imprensa.
-
Quem deve falar com a imprensa?
-
Definição de porta-vozes e fontes.
-
Como ser uma boa fonte?
-
Comportamentos ruins que as fontes devem evitar.
-
Como se preparar para uma entrevista?
-
Briefing, levantamento de dados, conhecer o veículo em questão etc.
-
Preparo para entrevistas coletivas.
-
Preparo comportamental: manter-se calmo, agir com naturalidade e confiança etc.
-
10 lições para se comportar bem na frente da câmera de TV e do microfone:
-
Não olhar diretamente para a câmera, não pegar no microfone, dicas de visual e postura etc.