Call to action, landing pages, lead, personas. Você sabe o que são todos esses termos? Para cada área no mercado existe uma linguagem específica e quem escuta de fora pode demorar para entender. É o caso desses e outros termos usados no marketing digital.
Hoje, mesmo que você não seja um profissional do marketing, é preciso saber conversar com a agência que irá prestar esse serviço para a sua empresa.
Muitos termos usados no gerenciamento de redes sociais têm origens em palavras do inglês e podem gerar dúvidas. Por isso, fizemos um glossário dos 10 principais termos para você ficar por dentro de tudo na reunião com a sua equipe de comunicação.
Aprenda os termos do marketing digital
Glossário Marketing Digital:
Inbound Marketing: é o conjunto de estratégias do marketing digital que tem visa atrair os visitantes através dos interesses de cada um. Assim, é possível conquistar o cliente até o ponto que ele permita que fale do seu produto ou serviço. Cria-se um relacionamento duradouro e recíproco.
Briefing: é o guia inicial para sua estratégia de marketing. No briefing, o cliente passa todas as informações necessárias para que possa ser elaborado um planejamento de ações efetivas. Os detalhes do produto, os objetivos da empresa, dos clientes e dados para desenvolver um perfil de abordagem são importantes para um briefing de sucesso.
Persona: termo importante que irá guiar a produção do seu conteúdo. A persona é o seu cliente ideal, muito além da definição de um público-alvo. É baseada em dados reais, que vão desde características demográficas até quais são as motivações, objetivos, desafios e preocupações da pessoa.
Lead: é o visitante que mostrou ser um potencial consumidor do seu produto. Ele vira um lead quando, por exemplo, preenche dados para ler um e-book de interesse, cadastra o e-mail para receber a newsletter ou entra em contato para mais informação. O lead tem interesse em acompanhar o seu negócio e possivelmente consumir algum produto ou serviço disponível.
Topo, meio e fundo de funil: essas são as etapas dos visitantes enquanto navegam na internet até virar um lead. As suas estratégias de marketing digital deve ser diferenciadas, focando em cada etapa. No topo de funil, o cliente está no início da sua pesquisa, os conteúdos devem ser educativos e focar em melhor informar o seu possível lead. O meio de funil é o momento em que o cliente começa a demonstrar um possível engajamento com o seu negó Pense em conteúdos que incentivem interação e reconhecimento da sua marca. Chegando ao fundo do funil, o cliente já mais engajado a se tornar um lead. É nesta etapa que a produção de conteúdo deve focar em divulgar e ajudar o lead a conhecer os seus produtos e escolher entre eles.
Call to Action: é o termo usado no marketing digital para chamar o visitante para agir. É, literalmente, o que diz a tradução no português, uma “chamada para ação”. Pode ser usado em forma de botões que chamem para o clique com frase como “baixe o e-book”, “leia mais”, “acesse o conteúdo”, dentre outros.
Landing page: Na tradução literal, é a “página de aterrissagem”. No marketing digital, é o local responsável por converter os visitantes em leads. Para ter uma boa landing page, lembre-se que o foco é oferecer o seu serviço em troca de dados do visitante, então use menos elementos e links que possam distrair o visitante. Deixe claro o que tem para oferecer e ajude-o a virar um lead.
Palavra-chave: também conhecida como Keyword, é o principal instrumento de pesquisa dos usuários. Lembre de usar a palavra-chave que mais encaixe com as buscas da sua persona. Existem ferramentas online que conseguem nos dizer quais são os termos mais pesquisados no Google, como o Google Trends.
SEO: Search Engine Optimization ou técnica de otimização, é o conjunto de normas que o seu site deve adotar para melhorar o ranqueamento nos resultados dos buscadores de forma orgânica, ou seja, sem patrocinar anúncios online.
ROI: Return On Investment é literalmente o cálculo do retorno sobre o investimento feito. É o momento de análise da sua campanha de marketing digital, onde se compara o quando foi gasto e o quanto lucrou com determinada ação online.